terça-feira, 8 de junho de 2010

TRABALHO EM EQUIPE

Esta semana ao assistir um programa sobre o mundo animal no Discovery Channel, fiquei analisando como é a vida destes seres irracionais, mas que conseguem com suas habilidades, superar as dificuldades, ameaças, enfim como conseguem sobreviver em meio a Natureza que reservar muitas supresas.
Parei por um instante e comecei a pensar nas grandes lições que nós, seres racionais, poderíamos tirar da vida destes bichinhos, mas que mesmo sem a capacidade de raciocínio, expressão, conseguem lutar em buscar da sobrevivência.
Selecionei então um grupo magnífico e encantador, as belas aves, dentre o qual destaco os gansos selvagens. Veja só como eles fazem para alça vôo e o que podemos aprender com isso.
Os gansos selvagens sempre voam em formação de um “V”, pois dessa forma eles conseguem atingir uma velocidade de 70%, o que não seria possível se cada um voasse sozinho.
Quando um ganso que está no cimo do V, se cansa, ele simplesmente passa para trás da formação, para que outro ganso assuma a linha de frente. Os gansos de trás, grasnam, encorajando os que estão na frente.
Mas quando um deles, por motivo de doença ou fraqueja, sai da formação, outro, cuidadosamente, se junta a ele para ajudá-lo e protegê-lo. E assim vão voando até chegarem ao seu destino.
Então o que eles nos ensinam: Primeiro nos ensinam que sozinhos, não somos nada, que devemos nos unir a um propósito. Que a liderança é fundamental em um trabalho que envolva um grupo de pessoas. Mas que devemos ser humildes um com os outros, encorajando, inspirando, apoiando aos que estão na liderança. Principalmente nos momentos em que as forças não parecem mais suportar as pressões, as lutas, as fadigas do dia a dia.
Mas, lembre-se que além de saber viver em harmonia, trabalhar em equipe, nunca esqueça que a vida é uma grande escola e que podemos tirar lições até da linda natureza. Então seja na família, no trabalho, na escola, na igreja, na vizinhança, enfim onde quer que for, lembre-se que você faz parte de uma equipe.
Leidna Santos (Estudante de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário